Home » Nouvelles » Habitants d'Europe » Reino Unido, saída em messa do Dale Farm: “vocês não podem tirar a nossa dignidade”

Mostra/Nascondi il menu

Reino Unido, saída em messa do Dale Farm: “vocês não podem tirar a nossa dignidade”

UK, Mass Dale Farm walkout: "you can't take away our dignity"

Des résidents se confrontent à la police au début de l'expulsion (Dale Farm, Royaume Uni, 19 oct 2011) (Peter Macdiarmid-Getty Images )

Hoje,  dia 20 de Outubro de 2011, às 16h45, os moradores e apoiadores do Dale Farm vão juntos abandonar o site para dar início ao novo estágio da luta contra o despejo que tem sido travado em tribunais, barricadas e protestos. A decisão de abandonarem junto foi tomada para mostrar a união entre os moradores e apoiadores, depois de dois meses de presença dos apoiadores de Dale Farm a Camp Constant.

A moradora Mary Sheridam disse, “Abandonar com os apoiadores hoje, tem a ver com a nossa dignidade e com o nosso agradecimento do apoio que recebemos. Vamos sair juntos como uma família, e estamos orgulhosos disso – vocês não podem tirar a nossa dignidade”.

UK, Mass Dale Farm walkout: "you can't take away our dignity"

Porte principale, des militants se sont enchainés aux portiques (Dale Farm, Royaume Uni, 19 oct 2011) (Peter Macdiarmid-Getty Images)

A saída em messa deixou o site sem pessoas, com exceção dos observadores legais, que são essenciais para garantir que os oficiais de justiça fixem a lei no que diz respeito a deixar os muros, cercas e a maioria das grades no seu lugar.

Já que os Viajantes estão fora de Dale Farm, o legado do Conselheiro Conservador Tony Ball e do membro do parlamento local John Baron, que levaram o despejo forçado até o fim, foram expostos nu.

Para onde vão estas famílias? Como as necessidades deles vão ser supridas? O próximo passo dos Viajantes  e dos seus apoiadores continua a ser decidido. O Sr. Ball e o Sr. Baron recusaram-se a responder quando lhes pediram sugestões sobre o que a comunidade de Dale Farm deve fazer agora. 

Ali Saunders, um apoiador de Dale Farm acrescentou, “Tentamos refrear temporariamente o despejo por mais de um mês, e o nosso senso de união tem sido espantoso. Qualquer pessoa que tenha visitado a comunidade não pode deixar de ver a importância de um movimento para promover os direitos dos Viajantes. Dale Farm terá um legado nos próximos anos”.

UK, Mass Dale Farm walkout: "you can't take away our dignity"

Caravane en flamme pendant l'expulsion (Dale Farm, Royaume Uni, 19 oct 2011) (Oli Scarff-Getty Images)

Uma nova organização, a Rede Solidária dos Viajantes [1] , surgiu nas últimas semanas, como resposta à crise de Dale Farm.

Ali Saunders prosseguiu, “O despejo forçado em Dale Farm mostrou que a reputação do Reino Unido a favor tolerância é uma cortina de fumaça para a discriminação sistemática contra os Viajantes devido a sua etnia e cultura. É por isso que os grupos, da Amnistia Internacional às Nações Unidas, se opuseram à evacuação forçada.

UK, Mass Dale Farm walkout: "you can't take away our dignity"

Un militant brandit une pancarte face à la police pendant l' expulsion (Dale Farm, Royaume Uni, 19 oct 2011)(Peter Macdiarmid-Getty Images)

Dale Farm trouxe o preconceito arraigado contra os Viajantes à tona, desde rejeições constantes de permissões de planeamento, a autoridades locais hostis, a despejos violentos. O verdadeiro impacto de longo prazo de Dale Farm será um movimento dos Viajantes e dos seus apoiadores para mudar as atitudes para que estes possam viver em paz e não ser criminalizados.”

[1]  http://travellersolidarity.org/

Media enquiries: +44 07040900905-07583761462

Twitter: @letdalefarmlive

savedalefarm@gmail.com

 

Dale Farm, um legado de resistência e solidariedade

Dale Farm, em Crays Hill, Essex, é a maior comunidade de Viajantes, sendo composta por cerca de cem propriedades separadas, ficando bem longe da aldeia e feita de grandes lotes ou terrenos familiares.

A maioria é propriedade dos Viajantes de descendência irlandesa, contudo algumas famílias romanas também possuem terrenos. O site é dividido em duas seções, a parte frontal (com cerca de 45 lotes) que tem autorização de planeamento; ja  parte traseira (52 lotes), apesar dos numerosos pedidos e apelos,  a permissão para o planeamento foi recusada, por mais que o local fosse, antigamente, terreno de sucata abandonada. De acordo com a Comissão de Igualdade Racial, 90% dos pedidos de planeamento dos Viajantes são inicialmente rejeitados, comparando com os 20% do total.

Na madrugada de Quarta-Feira, dia 19 de Outubro de 2011, a polícia deu início a um processo violento de despejo, que durou dois dias devido à resistência e solidariedade, no qual muitas pessoas, tanto Viajantes quanto apoiadores, foram feridos e detidos. As famílias ficaram traumatizadas com este despejo, que sabem que assim que isso terminar, eles estão condenados a ficarem sem abrigo, sem nenhum outro lugar para ir. 

Desde que os moradores de Dale Farm declararou que a maioria deles iria permanecer em Dale Farm o maior tempo possível, os apoiadores concordaram em ficar o tempo que a comunidade resistir. Por isso que os moradores de Dale Farm e apoiadores continuam provocantes, em solidariedade, diante dos policiais e da presença dos oficiais de justiça. 

Place à laquelle s'applique cet article


Les Traducteurs Volontaires pour le droit au logement sans frontières de l'IAI qui ont collaboré à la traduction de ce texte sont :

Ana Margarida Luís, Van Lee

Commentaires

%login_link_starAuthentifiez vous ou créez un nouveau compte utilisateur pour commenter.