Home » Nouvelles » Habitants des Amériques » O 11° Congresso da CONAM aprovou plataforma de luta e elegeu nova diretoria 2011 - 2014

Mostra/Nascondi il menu

O 11° Congresso da CONAM aprovou plataforma de luta e elegeu nova diretoria 2011 - 2014

Em clima de unidade política foi realizado dos dias 26 a 29 de maio o 11° congresso da CONAM. Foram Quatro meses de preparação para o congresso da CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores. Neste rico processo foram mobilizadas mais de 20 mil entidades e associações de moradores do país, que debateram a tese "Consolidar as Conquistas para Aprofundar as Mudanças" em mais de 500 plenárias municipais, regionais e estaduais, mais de 2.800 delegados foram eleitos e mais de 2.000 delegados participaram da plenária final do 11° Congresso.

Foram quatro dias de debates, participação e construção coletiva. Todas as regiões, todas as gerações, todas as cores e bandeiras de luta das comunidades do Brasil marcaram presença no 11º Congresso da CONAM. A bela cidade de Praia Grande, em São Paulo, foi o palco desta construção, delegações representando as diversas realidades das comunidades urbanas, rurais e tradicionais, com seus saberes e enorme vontade de construir, vieram de todos os cantos do Brasil e reafirmaram a unidade do movimento comunitário.

O debate da analise de conjuntura internacional apontou a necessidade da unidade dos movimentos sociais no mundo na luta pela reforma urbana, pelos interesses dos povos e pela soberania das nações, na conjuntura nacional reafirmou a necessidade de manter a mobilização popular como forma de garantir as mudanças e manter o governo Dilma em posições socialmente avançadas, este debate apontou a necessidade do movimento comunitário fortalecer a plataforma da Reforma Urbana, do Fortalecimento SUS, mantendo a Mobilização e participação do movimento comunitário na construção de um projeto político mais avançado, onde a centralidade está em Fortalecer a luta pela mudança macro-econômica com mais investimentos nas políticas públicas, mais distribuição de renda, geração de mais empregos, mais democracia e o fortalecimento da Soberania Nacional.

O Congresso apontou que as lideranças comunitárias devem no processo de construção do projeto de desenvolvimento social fazer intenso debate com a sua base social e concretamente ajudar a manter a mobilização do povo brasileiro na ampliação de suas conquistas sociais. O 11º congresso da CONAM mostrou o caminho para consolidar as conquistas e aprofundar as mudanças, definiu as bases para a construção de um grande movimento comunitário combativo, politizado e avançado.

Os delegados fizeram balanço de suas atividades nos seus estados, este balanço destacou a participação das nossas lideranças na elaboração, na aplicação das políticas públicas e no controle delas através dos conselhos, afirmaram que devemos manter a luta pela reforma urbana no centro da luta política no próximo período, com enfoque na campanha pela aprovação da PEC 285/08 da moradia digna, na defesa do Estatuto das Cidades, na luta pela regulamentação da EC29 de financiamento do SUS entre outras políticas públicas. O conjunto das lideranças comunitárias presentes, debateu também a conjuntura nacional e internacional, políticas sociais, desenvolvimento, SUS, organização e desafios do movimento comunitário.

O nosso congresso cumpriu sua pauta política e seu papel orientador para o próximo período das lutas sociais, apontou o caminho seguro para a luta do movimento comunitário no cenário nacional, ele mostrou grande unidade, alto nível de politização e grande visão estratégica, compreendeu que o momento político exige flexão tática e firmeza de princípios.

Entre os grandes momentos do 11º Congresso da CONAM podemos destacar o ato político que aconteceu na noite de sexta-feira, que contou com a presença da UNIÃO, CMP, MDT, CTB, UNE, UNEGRO, AIH, CAIXA, PCdoB, PSB, PT, CNS, parlamentares, Ministério das Cidades e Casa Civil.

No domingo a CONAM realizou o lançamento do livro "Memórias do Movimento Comunitário", com objetivo de resgatar e valorizar a dedicação e trabalho das lideranças que contribuíram para a construção do movimento comunitário. Uma iniciativa respeitosa e de reconhecimento a todos e todas que fizeram e fazem a história deste grande movimento.

O congresso aprovou a plataforma de lutas da entidade, deliberou sobre questões organizativas, tratou da mobilização da CONAM nas jornadas de lutas marcadas para o próximo semestre, e por unanimidade elegeu a nova Diretoria, Conselho Fiscal e elegeu o CONEA para o triênio 2011/2014 da maior entidade comunitária do Brasil.

Viva a luta do povo Brasileiro

Viva a luta do movimento comunitário

Viva a CONAM.

Place à laquelle s'applique cet article

Keywords

CONAM , congresso

Commentaires

%login_link_starAuthentifiez vous ou créez un nouveau compte utilisateur pour commenter.