São Paulo: Escritório Modelo
No dia 12 de Março de 2012, as voluntárias Dália Bodelgo e Eleonora Bigolin visitaram o Escritório Modelo da PUC-SP.
Esta visita teve como objetivo entender as atuações e serviços do Escritório Modelo nas comunidades.
No ano de 1999, a Faculdade de Direito da PUC-SP criou o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, com o objetivo de dar assistência jurídica à população de baixa renda através da Coordenação Académica de professores e dos estudantes da unidade. Em 2006, o Escritório Modelo fez um convenio de Habitação e Urbanismo com a Defensoria Pública para mediar conflitos e lutar pelos direitos do cidadão.
O trabalho que está sendo desenvolvido inclui a prática jurídica de prevenção, tutela coletiva e individual, e, a atuação extrajudicial.
Os serviços do Escritório Modelo são voltados ao público externo de baixa renda, entidades e movimentos ligados a demandas jurídicas coletivas. As ações incluem prestação de serviços de educação e conscientização em Direitos Humanos e assessoria jurídica. Além disso, há trabalhos com a comunidade “in loco”, conhecidos como “Projetos Sociais do Escritório Modelo”. O procedimento deste trabalho se inicia através de uma reunião com as lideranças comunitárias, uma visita para diagnosticar a situação habitacional, passando depois para o trabalho social e judicial.
Neste momento, o escritório modelo, juntamente com a Defensoria Pública, está acompanhando 31.360 famílias, cerca de 50 comunidades de S.Paulo.
Os serviços desenvolvidos pelo Escritório Modelo são de extrema nobreza e devem ser um exemplo dentro dos direitos de Habitação e de Cidadania!