Home » Universidade Popular Urbana » A Universidade Popular Urbana

Mostra/Nascondi il menu

A Universidade Popular Urbana

Quem somos?

A UPU é uma iniciativa da Aliança Internacional de Habitantes, uma rede internacional de povos e organizações que lutam pelo direito à habitação, estabelecida no âmbito do Fórum Social de 2004 em Mumbai.

Quais são os nossos objetivos?

  • Aumentar a consciência sobre o habitat, questões de habitação e urbanas, através do vínculo de investigação, publicação e atividades de capacitação com uma abordagem transformadora e inclusiva.
  • Capacitar os funcionários e voluntários de associações de habitantes em áreas de aprendizagem entendidas como relevantes para o seu trabalho e lutas.
  • Assegurar que os funcionários e voluntários de associações de habitantes tenham acesso a experiências de aprendizagem intercultural que levem a uma cultura crítica e transformadora em questões de habitat.

Que trabalhos fazemos?

A UPU facilita as atividades de pesquisa, capacitação, troca de experiências e publicações nas seguintes áreas:

  • Questões principais em organização e capacitação: atendimento especial ao planejamento, avaliação, desenvolvimento de políticas; outras áreas de interesses incluem comunicação, gestão de tempo e recursos e participação.
  • A dimensão global/local sobre questões de habitação e a capacidade para trocar experiências entre organizações de pares e desenvolver relações de colaboração.
  • A construção social de habitat e o direito à cidade. Principais tensões, atores e conceitos incluindo segurança da posse, durabilidade da habitação, suficiente espaço da habitação, acesso à água, banheiros, etc.
  • O papel dos movimentos sociais de habitação e as suas comunidades e ação política a nível local, assim como a nível regional e com base nos processos do Fórum Social Mundial e do Fórum das Autoridades Locais.

O que fizemos até agora?  Os Encontros Regionais UPU

Foram realizados três encontros regionais UPU “Construindo a Universidade Popular Urbana na América Latina”. O primeiro em Buenos Aires, Argentina em maio de 2006, o segundo em Santo Domingo, República Dominicana em abril de 2007 e o terceiro em Lima, Perú em janeiro de 2010. Participaram nos mesmos:

  • Líderes atuais ou potenciais dos bairros populares, instâncias de centralização de associações de microempresas, bancos comunitários e outras organizações de mulheres, grupos juvenis e paroquiais, etc.
  • Jovens com Ensino Médio ou incompleto.
  • Motoristas de atividades econômicas locais.

Dentro dos Encontros, pretendemos dar oportunidades equitativas em relação ao gênero (mulheres e homens), a idade (adultos e jovens) e o tipo de organização (unidades e associações econômicas, vizinhas, etc.).

Os encontros regionais “Construindo a Universidade Popular Urbana na América Latina” têm como objetivo promover o desenvolvimento das capacidades dos líderes populares como agentes de seu próprio destino e o desenvolvimento de suas localidades, com capacidade de governar e de propor e estimular a reflexão em torno dos principais temas diretamente vinculados às necessidades e objetivos da AIH. São objetivos complexos que exigem uma participação ativa e consistente das diversas forças vivas de uma localidade ou região.

Nesse esforço, o programa educativo não pretende, como objetivo principal, criar novos líderes; Na grande maioria dos casos esses líderes já existem e participam ativamente da vida das suas comunidades. O que pretendemos é contribuir para o seu melhor desenvolvimento, forjar a sua identidade e empatia com a realidade, despertando o seu sentido de solidariedade numa perspetiva clara de transformação social.

Participamos nos Congressos da Associação Latinoamericana de Sociologia (ALAS) em Recife (2011), Santiago de Chile (2013) e Montevidéu (2017), bem como no Fórum da Associação Internacional de Sociologia em Buenos Aires (2012).-

Durante 2015 realizamos em Buenos Aires, o Encontro  de Formação Presencial “Os movimentos populares e a sua responsabilidade nas políticas públicas para o habitat” e, em 2017, o primeiro curso online “Habitar o território da comunidade - Coproduzindo a Resistência à Nova Agenda Urbana ”.

Como trabalhamos?

O método que utilizamos para pesquisar é o da produção coletiva de conhecimento. Através do diálogo, aspiramos superar a divisão entre acadêmicos e atores sociais, sendo estes últimos, parte necessária da pesquisa e não só um “objeto” de estudo. Deste modo, obtemos, por um lado, o fim da hierarquia entre conhecimentos “científicos” socialmente legitimados e conhecimentos “sociais” que não o são e, por outro, a maior facilidade dos atores sociais para se apropriarem desses novos conhecimentos.

Com quem trabalhamos?

A UPU não pretende alcançar por si só o desenvolvimento desses objetivos, mas contribuir para esse esforço, gerando e promovendo alianças e acordos o mais amplo possível. Contudo, estamos conscientes que o trabalho educativo não é neutro e não se encontra desligado dos grandes problemas de uma região ou país. Portanto, nossas alianças educativas devem estar baseadas nos objetivos precisos e numa visão comum de mudança.

 

Contact

Pour communiquer, écrivez à upu.aih@habitants.org

Keywords

UPU


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Adriana Pequeno, Tatiana Elizabeth Perez Soares

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.