Home » News » Newsletter » Os habitantes na linha da frente para expulsar o Coronavírus dos territórios » Notícias do mundo: como os moradores estão enfrentando o Coronavírus

Mostra/Nascondi il menu

News

Notícias do mundo: como os moradores estão enfrentando o Coronavírus

Você pode ler e postar aqui no Facebook suas histórias, propostas, boas práticas e iniciativas para garantir o direito à moradia e à cidade em tempos de pandemia.

Info: zec.coronavirus@habitants.org

Desde que foi proclamado a “Chamada Internacional Despejo Zero Coronavirus ” resolvemos reunir nestas páginas centenas de histórias, que vem de países da Europa, Ásia, América Latina, África e Austrália, e relatam como as organizações populares e seus parceiros, autoridades locais, governos e organizações internacionais estão enfrentando a crise de moradias que foi desnudada pelo coronavírus.

Em primeiro lugar está o tema da segurança da moradia, com a suspensão de despejos, pagamentos de aluguel e hipotecas (medidas que tem forte apoio e já foram conquistadas em algumas cidades e países) além das demandas sobre ausência de politicas adequadas de saúde, habitação e planejamento urbano,  o abandono dos sem-abrigo,  a discriminação e autoritarismo nos bairros da classe trabalhadora, autoajuda e solidariedade popular, e muitas outras coisas...

Acima de tudo, emerge a luta contra o descaso com os bairros populares no  sul global, com mais de 1,8 bilhão de pessoas sem casa ou com moradia precária, para os quais a palavra de ordem “fique em casa” significa perder seus empregos e também espalhar a epidemia, devido à sobrelotação e péssimas condições sanitárias, inclusive a falta de água.

Nos bastidores permanece a ameaça dos especuladores financeiros, inclusive os abutres dos fundos globais, generosos na oferta de empréstimos aos governos que deles necessitam, mas sempre preparados para tomar de volta as casas e terras de milhões de pessoas empobrecidas por uma crise que se anuncia pior do que aquela ocorrida em 2007-2008.

Na linha de frente, além dos valorosos trabalhadores dos serviços de saúde e de proteção civil, estão as organizações populares, os ativistas pelo direito à moradia, que propõem, implementam e lutam, e que também precisam ser protegidos e defendidos.

Você está convidado a postar aqui diretamente no Facebook seus relatos, queixas, propostas, artigos, vídeos e fotos sobre:

  • A situação habitacional nos bairros e cidades;
  • Ameaças à segurança habitacional (despejos, discriminação…);
  • Ameaças e criminalização de ativistas pelo direito à moradia e à terra;
  • Propostas, iniciativas de solidariedade e lutas pelo direito à moradia e à saúde;
  • Políticas que ainda faltam, as que foram propostas e implementadas pelas autoridades locais e governos.

Estas informações são indispensáveis para que se possa entender, coordenar e vencer essa luta fundamental, que é local e global, para que os moradores tenham o direito assegurado à moradia, à cidade e à saúde.

Info: zec.coronavirus@habitants.org


Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Ligia Cardieri, Nelson Soares