Home » News » Habitantes das Américas » SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL DOS HABITANTES DO MUNDO COM O EQUADOR

Mostra/Nascondi il menu

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL DOS HABITANTES DO MUNDO COM O EQUADOR

A Aliança Internacional de Habitantes solicita a solidariedade internacional para apoiar o povo do Equador para reconstruir as comunidades, povoações e cidades afectadas pelo terramoto.

Na noite de sábado, 16 de abril de 2016, a região costeira do Equador foi abalada por um forte terramoto de magnitude 7.8 na escala de Richter, que provocou a queda de milhares de casas e edifícios, destruiu autoestradas e equipamento urbano. O balanço oficial é de pelo menos 525 mortos, mais de 5 000 feridos e mais de um milhão de danificados, a maior parte habitantes pobres das províncias de Santa Elena, Manabí e Esmeraldas. As comunidades mais afetadas são: Manabí, Manta, Pedernales, Bahía de Caráquez, Canoa, Portoviejo e as pequenas comunidades de Chone, Calceta, Santa Ana, Jama, San Pablo de Manta, San Vicente ou Babahoyo.

As organizações, sindicatos, coletivos, grémios e a sociedade civil equatoriana se estão a mobilizar para continuar a procurar os seus familiares, amigos e vizinhos entre os escombros e para fazer chegar produtos básicos de sobrevivência, maquinaria e todas as mãos possíveis e especializadas em resgate.
 
 Perante este cenário, a Aliança Internacional de Habitantes solicita a solidariedade internacional para apoiar o povo do Equador para reconstruir as comunidades, povoações e cidades afetadas pelo terramoto. Também promoverá centros de aprovisionamento nos nossos respetivos países, para receber a ajuda humanitária como água, alimentos enlatados e não perecíveis, pilhas, velas, roupa preferivelmente já classificada por idades e sexo, fraldas, compressas, estojo de primeiros socorros, lençóis, toalhas (e, sem esquecer da comida para cães e gatos). Toda a solidariedade será entregue nas Embaixadas do Equador nos nossos respetivos países para encaminhá-la aos povos desalojados.

De acordo com as organizações sociais que estão a promover o Fórum Social Popular frente à Habitat III, a AIH oferece a experiência e os conhecimentos adquiridos pelas organizações populares que promoveram a reconstrução noutros países para evitar as violações dos direitos humanos, tais como os despejos e a especulação que, com frequência, fundamentam as políticas dos governos depois dos desastres.

Os povos do Equador necessitam da nossa solidariedade e os povos do mundo serão generosos para proporcioná-la. A solidariedade será a chave para reconstruir as cidades do Equador.

TODA A SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL PARA A POPULAÇÃO EQUATORIANA!

Lugar para o qual este artigo se aplica


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Adriana Pequeno

Comentários

Fe.De.Vi. Argentina se solidariza y envía ayuda a l@s herman@s de ECUADOR

El 21-04-16, Fe.De.Vi. Argentina, miembro de la Alianza Internacional de Habitantes, organizó una jornada de ayuda para l@s damnificad@s por el terremoto de Ecuador. La Asociación Nuestro Hogar (La Boca) fue la encargada de clasificar y embolsar las donaciones que luego fueron entregadas en un centro de acopio coordinado por estudiantes ecuatorianos en Argentina, ubicado en la facutad de Psicología - UBA. Toda la ayuda fue enviada a la Embajada de Ecuador en Argentina y desde allí a un avión de la Fuerza Aérea Argentina que partió ayer (22-04-16) desde El Palomar http://www.infobae.com/2016/04/22/1806270-argentina-envio-ayuda-solidaria-ecuador.

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.