Home » News » Habitantes das Áfricas » Apelo aos militantes pelos Direitos à Moradia e à Terra: Juntem-se à Campanha Mundial 2014 pelo Direito ao Habitat na África!

Mostra/Nascondi il menu

Apelo aos militantes pelos Direitos à Moradia e à Terra: Juntem-se à Campanha Mundial 2014 pelo Direito ao Habitat na África!

No conjunto do continente africano, as comunidades locais sofrem violações graves dos Direitos à Moradia e à Terra. A Aliança Internacional dos Habitantes faz um apelo a todas e todos os militantes pelo Direito à Terra e à Moradia do continente africano para organizar e participar de ações de massa no marco das Jornadas Mundiais Zero Despejos – pelo Direito ao Habitat, durante todo o mês de outubro de 2014, exigindo o respeito ao Direito à Moradia e à Terra para todas e todos, o fim imediato dos despejos forçados e das expulsões de terras, bem como da grilagem das terras, e a cessação da perseguição e da intimidação dos militantes.

Jornadas Mundiais Zero Despejos Zero, todo o mês de outubro de 2014

Os habitantes da África se mobilizam

Apelo aos militantes pelos Direitos à Moradia e à Terra: Juntem-se à Campanha Mundial 2014 pelo Direito ao Habitat na África!

Reconhecendo os fatores estruturais comuns do sistema neoliberal que se escondem por trás das violações persistentes e sistemáticas dos Direitos à Terra e à Moradia no mundo todo, e após as decisões tomadas pelas Assembleias Mundiais dos Habitantes de Dakar 2011, Túnis 2013 e pelo Fórum Social Urbano Popular e Alternativo Medellin 2014, a Aliança Internacional dos Habitantes faz um apelo a todas e todos os militantes pelo Direito à Terra e à Moradia do continente africano para organizar e participar de ações de massa no marco das Jornadas Mundiais Zero Despejos – pelo Direito ao Habitat, durante todo o mês de outubro de 2014, exigindo o respeito ao Direito à Moradia e à Terra para todas e todos, o fim imediato dos despejos forçados e das expulsões de terras, bem como da grilagem das terras, e a cessação da perseguição e da intimidação dos militantes.

No conjunto do continente africano, as comunidades locais sofrem violações graves dos Direitos à Moradia e à Terra. É por isso que devemos estar constantemente vigilantes e preparados, nos níveis local e nacional, para defender esse direito. Em todos os cantos de todos os países da África, devemos também intensificar o empenho no sentido de reunir nossas forças de maneira solidária, para construir parcerias e alianças com outros atores, especialmente as coletividades locais, as lideranças de grupos familiares e clãs (chefferies ), e falar com uma só voz, se quisermos ser ouvidos.

Todas as pessoas, organizações, todos os movimentos empenhados na promoção, na proteção ou na defesa do Direito à Moradia nos países do continente são convidados a indicar-nos a ação que vão levar a cabo durante esse período, para que possamos divulgar a informação e assim reforçar a solidariedade internacional com as lutas locais, acompanhar, capitalizar e fazê-la repercutir entre os parceiros e instituições regionais ou internacionais competentes.

O êxito das Jornadas em nosso continente deveria ser a melhor maneira de reforçar a eficácia das lutas e a incidência da demanda do Direito à Moradia sobre as políticas públicas ligadas ao habitat, à moradia e à governança fundiária.

Agradecemos sua participação nesta convergência e neste esforço de solidariedade com vistas à Assembleia Mundial dos Habitantes (FSM, março de 2015), bem como na alternativa à Cúpula das Nações Unidas Habitat III em 2016.

A participação solidária de vocês/nós todas/todos é essencial!

 

Para mais informações sobre a Campanha Mundial Zero Despejos 2014 pelo Direito ao Habitat na África,

Visite o site www.habitants.org  

ou entre em contato com

  1. Para a África Francófona, o Coordenador regional AIH, Jules Dumas Nguebou, jnguebou@yahoo.fr  ou rnhcrnhc@yahoo.fr  
  2. Para a África Anglófona, o Coordenador regional AIH, Mike Davis, iai.southernafrica@habitants.org  
  3. Para a região do Maghreb, a Coordenadora AIH da Tunísia, Soha Ben Slama, soha.aih.tunisie@habitants.org  

 

  • Publique no Twitter mensagens, artigos, fotos, vídeos, sobre suas iniciativas para as Jornadas, utilizando el hashtag #WZED2014  

Lugar para o qual este artigo se aplica


O(A) seguinte Tradutor(a) Voluntário(a) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaborou com a tradução deste texto:

Maria Betânia Ferreira

Comentários

Entre com seu usuário e senha ou registre-se no site para comentar.