Home » Campanha Despejo Zero » Observatório Belém » Background & News, sobre o Observatório de Belém

Mostra/Nascondi il menu

Campanha Despejo Zero

Background & News, sobre o Observatório de Belém

Bélem

Belém do Pará

Belém é a capital e principal cidade do estado brasileiro do Pará . Tem 1.408.847 habitantes (IBGE 2007 ) que vivem numa área de 1.065 km². Conhecida como cidade das mangueiras pela abundância de mangueiras em suas ruas, sua continua mancha urbana se constitui de seis municípios. Também é denominada de Cidade Morena, característica herdada da miscigenação do povo português com os índios tupinambás , nativos habitantes da região à época da fundação.
dereitos umanos , brasil Segunda-Feira, 14 de Janeiro de 2008

Relatoria Nacional do Direito Humano à Moradia Adequada e à Terra Urbana

A Relatoria Nacional do Direito Humano à Moradia Adequada e à Terra Urbana integra o Projeto Relatores Nacionais, coordenado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais Culturais e Ambientais (DhESCA), juntamente com as Relatorias do Meio Ambiente, Saúde, Educação, Trabalho, Alimentação, Água e Terra Rural. As Relatorias são apoiadas pelas Nações Unidas através do seu programa de voluntariado, pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

Apartamentos substituem palafitas em Belém (PA)

Projeto do Governo Federal e prefeitura de Belém começa a transformar a paisagem do bairro Telégrafo, que abriga a maior concentração de palafitas da capital paraense. Nesta sexta-feira (21), 136 famílias que antes viviam em construções de madeira às margens do Rio Guamá, receberam a chave dos apartamentos onde vão morar a partir de agora, no Conjunto Habitacional Vila da Barca.

Reunião lança o Observatório de Belém

Por iniciativa da AIH – Aliança Internacional dos Habitantes – realizou-se em Belém no dia 25 de janeiro de 2008, uma reunião com a presença de mais de 30 lideranças de movimentos populares que atuam na luta pela reforma urbana, de ONG’s e de Instituições que atuam na cidade de Belém, capital do Pará.

Brasil, A Carta de Belém

Os moradores da Cidade de Belém do Pará, na região da Amazônia Brasileira, cidade que sediará o Fórum Social Mundial em 2009 e é uma das candidatas a sediar também a Copa do Mundo de Futebol em 2014, articulados por 4 entidades nacionais de movimentos populares: Confederação Nacional de Associações de Moradores, Central de Movimentos Populares, Movimento Nacional de Luta pela Moradia e União Nacional por Moradia Popular Declaram:

Observatório dos habitantes sobre Belém 2008-2014

Uma introdução ao observatório