Home » Campagne Zéro Expulsion » Journées Mondiales Zéro Expulsions et pour la Défense des Territoires 2014 » Apelo para a mobilização dos ativistas de todo o mundo pelo direito à habitação, à terra e à cidade

Mostra/Nascondi il menu

Campagne Zéro Expulsion

Apelo para a mobilização dos ativistas de todo o mundo pelo direito à habitação, à terra e à cidade

A globalização neoliberal aprofunda-se no mundo provocando uma grande crise civilizacional e as suas sequelas imediatas são o desemprego, a devastação ambiental, a violência, as guerras, a fome, o narcotráfico, as doenças, as migrações, a discriminação e os despejos de milhões de habitantes das suas habitações e dos seus territórios. Além disso, esta crise despeja os povos e comunidades dos bens comuns, históricos e naturais, para transformá-los em mercadoria.

A globalização mudou tudo: recusa a soberania dos Estados e a autoridade das Nações Unidas, desaparece a capacidade para enfrentar as regras do mercado, anula a nossa possibilidade de autonomia cultural e a estabilidade de todas as nossas identidades está seriamente ameaçada.

No entanto, os povos, comunidades e organizações sociais do mundo resistem e criam, responsavelmente, formas organizativas para tecer a esperança nos territórios. Para reverter a situação adversa que se vive nos nossos países, decidimos realizar o Fórum Social Urbano Alternativo e Popular na cidade de Medellín, Colômbia e acordámos organizar as “Jornadas Mundiais Zero Despejos” durante todo o mês de outubro de 2014.

As Jornadas Mundiais Zero Despejos requerem que apliquemos a criatividade combativa que resulta em grandes mobilizações unitárias para visibilizar o nosso pedido e exigência aos governos e às Nações Unidas para que respeitem e apoiem os nossos direitos à habitação, à terra e à cidade, baseados na vida num ambiente saudável e em paz, na igualdade, na equidade, na democracia. E para que ninguém toque nos nossos ativistas!

Fazemos um apelo para constituir Comités unitários de coordenação das Jornadas de luta de outubro para movermo-nos unidos e solidários na África, Ásia, América Latina e do Norte, Europa.

A criatividade se expressará em muitas e variadas formas de fóruns regionais ou nacionais, carnavais, recitais, comícios, acampamentos, caminhadas, plantões, ocupações, conferências de imprensa, encontros, troca de experiências.

Construindo juntos o sucesso das Jornadas Mundiais é a melhor maneira para fortalecer as lutas locais e os seus impactos nas políticas de terra e habitação, graças à solidariedade global.

O nosso grande magma criativo será capaz de ir especificando o caminho social do bom viver, em plena harmonia com a natureza.

Porque como habitantes do mundo temos paixão e talento para construir outro mundo possível, convocamos-vos a participar nas Jornadas Mundiais Zero Despejos.

Também organizaremos a rota da Via Urbana e Comunitária, espaço comum das organizações dos habitantes rumo à Assembleia Mundial de Habitantes (FSM março de 2015) e a alternativa à Cimeira da ONU Habitat III em 2016.

“O povo unido, jamais será vencido”

“Todos unidos: venceremos, porque se não, lixamo-nos”


Le Traducteur Volontaire pour le droit au logement sans frontières de l'IAI qui a collaboré à la traduction de ce texte est :

Adriana Pequeno

Commentaires

%login_link_starAuthentifiez vous ou créez un nouveau compte utilisateur pour commenter.